Dicas para desenvolver sua criatividade

Pensar fora da caixa é extremamente importante para fazer com que as coisas saiam do lugar comum, se transformando em algo muito mais inovador. A criatividade vem se tornando importante não apenas para designers, publicitários ou arquitetos, mas sim para todos que estão à procura de trabalho ou com vontade de ampliar seus conhecimentos.

Todos nascemos criativos. A criatividade vai apenas se distanciando do nosso cotidiano conforme crescemos, pelo meio cultural e social em que estamos. Podemos dizer que as pessoas consideradas criativas continuaram desenvolvendo essa característica do que outras.

Mas e aí, o que fazer para desenvolver a criatividade? O que fazer para afastar o bloqueio criativo?

Aqui vão algumas dicas para quem quer se esforçar e ser cada dia mais criativo, tendo ideias brilhantes:
  • Seja curioso: pelas pessoas e pelas coisas do dia a dia – para começar, é importante ser curioso. Pergunte as pessoas sobre sua história, seus pensamentos, suas ideias. Elas podem te ensinar muito. Questione como funcionam as coisas, como foi criado, de onde veio. Isso é uma das principais fontes de onde vêm as boas ideias.
  • Consuma arte de todos os tipos – vale música, filme, teatro, fotografia, dança ou qualquer outro tipo de expressão artística! A arte é um dos meios de expressão onde nossa criatividade fica mais evidente. Consumi-los nos leva a ter novas compreensões e significações sobre o que nos cerca.
  • Observe e aprenda com as crianças – tão pequenas mas tão criativas! As crianças costumam ser muito mais criativas que os adultos, pensam fora da caixa e têm ideias incríveis! Uma criança tem muito a ensinar sobre criatividade e outras formas de pensar em algo comum.
  • Use seu celular em seu favor – Hoje em dia vivemos conectados em nossos celulares 24h por dia, o que nos torna dependentes dessa máquina. Podemos não perceber, mas o celular, se usado de maneira incorreta, é um dos fatores que mais “mata” a nossa criatividade. Quando estamos sem nada para fazer, recorremos ao feed de alguma rede social para ficar rolando e vendo coisas, muitas vezes, sem conteúdo algum. Procure seguir usuários e contas que te inspiram e que tenham um conteúdo significativo para sua vida profissional ou mesmo pessoal. Pelo menos assim, ao rolar o feed, você estará consumindo conteúdo criativo!

Não perde tempo, anota essas dicas e bota em prática!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rua João Pessoa, 135 - Pátria Nova - CEP 93410.120 - Novo Hamburgo - RS Telefone: (51) 3035.2829